sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Anos 80 - 14 Bis


14 Bis é uma banda brasileira que surgiu em Minas Gerais no início dos anos 80. A música do 14 Bis traz o casamento entre referências do rock, em especial de Beatles e do rock progressivo, e a escola mineira de música da época, conhecida como Clube da Esquina.
A banda foi criada pelos irmãos Flávio e Cláudio Venturini, Hely Rodrigues, Vermelho e Sérgio Magrão. O músico Vermelho conheceu o parceiro musical Flávio Venturini em 1968[2] no exército, onde faziam parte do corpo de oficiais temporários (CPOR). O hino do CPOR tem como autor o próprio Vermelho. O 14 Bis nasceria anos mais tarde, depois de Flávio Venturini deixar a banda O Terço onde tocou nos anos 1970, e Vermelho deixar o grupo Bendengó.
O grupo teve sucessos como Linda Juventude, Planeta Sonho, Natural, Uma Velha Canção Rock'n Roll e, mais recentemente, Mais uma Vez, em parceria com Renato Russo (letrista e vocalista da Legião Urbana). Seu trabalho de estréia (14 Bis-1979) foi produzido por Milton Nascimento, "padrinho" da banda. O primeiro álbum lançado em formado de CD foi o Quatro por Quatro, em 1993. Os trabalhos anteriores foram gravados em discos de vinil e fitas cassete, mas foram relançados em CD pela EMI. O único disco que não foi editado em CD é o Sete (1987).
Depois da saída de Flávio Venturini em 1987[2] , a banda necessitou de um outro tecladista, por isso o músico Sérgio Vasconcellos acompanha a banda em shows e gravações, sem no entanto ser membro efetivo do grupo. Sérgio Vasconcellos trabalhou como músico nos Estados Unidos. O grupo continua em atividade até os dias atuais. Em julho de 2007 eles lançam o seu primeiro DVD, acompanhado de um CD. Neste, há participações especiais de outros nomes da música mineira como Beto Guedes e Rogério Flausino, além do ex-membro Flávio Venturini.

14 Bis - Todo O Azul Do Mar


14 Bis - Espanhola

Um comentário:

  1. Sou apaixonada por essas duas musicas,vc acertou em cheio....
    Um abração.....

    ResponderExcluir