quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Anos 90 - Vange Leonel


Eu sei que o ano de ouro para muitos foram os anos 80 mas teve muita coisa que rolou nos anos 90 e eu não posso deixar de fora. Vange Leonel tocou na novela vamp e fez muito sucesso na época.
Vange Leonel (São Paulo, 4 de maio de 1963) é uma cantora, compositora e escritora brasileira.
Lançou seu primeiro disco "Nau" pela CBS em 1987, quando cantava na banda de rock pesado Nau. Participou com o Nau da coletânea independente "Não São Paulo II", pelo selo Baratos Afins. Em 1991, lançou seu primeiro LP solo "Vange" pela Sony Music, início de sua parceria com a jornalista Cilmara Bedaque. Foi com esse LP que alcançou os primeiros lugares das paradas de sucesso de todo o país com a música "Noite Preta" (Vange Leonel - Cilmara Bedaque), tema de abertura da novela da TV Globo, "Vamp". Participou da coletânea "O Início, o Fim e o Meio", em homenagem a Raul Seixas, também pela Sony. Em 1992, recebeu o Prêmio Sharp de música como revelação de Pop/Rock. Em 1995, lançou o CD "Vermelho", pela gravadora independente Medusa Records.
No mesmo ano de 1995, assumiu publicamente sua homossexualidade e retomou seu contato com o ativismo LGBT (Vange iniciou seu contato com o movimento gay em 1981, quando fez parte do grupo LF - Lésbico Feminista -, formado por lésbicas identificadas com o feminismo). De 1997 a 2000 foi colunista da "Sui Generis", revista mensal de circulação nacional direcionada ao público gay. Atualmente escreve a coluna Bolacha Ilustrada, do e-zine CIO, no site do Mix Brasil e, quinzenalmente, assina a coluna GLS da Revista da Folha, encarte dominical do jornal Folha de S. Paulo.


Vange Leonel - Noite Preta


Vange Leonel - Esse Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário